Hippeastrum puniceum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hippeastrum puniceum
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Angiospermae
Clado: Monocots
Ordem: Asparagales
Família: Amaryllidaceae
Subfamília: Amaryllidoideae
Gênero: Hippeastrum
Espécies:
H. puniceum
Nome binomial
Hippeastrum puniceum
Sinónimos

Amaryllis punucea Lam.

Hippeastrum puniceum é uma planta perene bulbosa nativa das regiões tropicais da América do Sul, embora tenha se naturalizado em outros lugares. Os nomes comuns incluem lírio de Barbados, lírio da Páscoa, lírio do cacau, lírio do cacau e lírio amarílis, embora não seja um lírio nem uma espécie de Amaryllis.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As plantas têm 4-6 folhas, cada uma das quais é verde brilhante, 30-60 cm de comprimento por 2,5–3 cm de largura, em forma de cinta (lorate) e afunila no final para um ápice agudo. As folhas não estão totalmente desenvolvidas quando as flores aparecem (isto é, elas são mais ou menos histéricas). As flores nascem em umbela em um caule (escapo) que tem 40–60 cm de altura. O umbel tem brácteas lanceoladas verdes em sua base. As pétalas, ou mais precisamente tépalas, são vermelho-alaranjadas com bases mais pálidas. As duas tépalas inferiores são muito mais estreitas que as laterais.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. World Checklist of Selected Plant Families, The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew, consultado em 12 de outubro de 2011 , search for "Hippeastrum puniceum"
  2. Hippeastrum puniceum en PacificBulbSociety

Ligações externas[editar | editar código-fonte]